Blog

Ver Resultado

Benefícios de se fazer a análise do solo aplicados na lavoura do café

Benefícios de se fazer a análise do solo aplicados na lavoura do café

O café é uma das bebidas prediletas dos brasileiros e isso se reflete em números, afinal, o país é o segundo maior consumidor mundial dessa substância, perdendo apenas para os EUA. O Brasil produz cerca de 1,3 milhão de toneladas por ano, o que representa 30% do mercado mundial.

Por se adequar às condições climáticas do Brasil, o cultivo de café se adapta em quase todo o território brasileiro, com especial destaque aos estados de São Paulo e Paraná, onde estão as maiores safras.

A plantação de café, quando feita para fins comerciais, precisa de uma série de cuidados que vão desde a escolha dos grãos até o manejo durante o plantio e a colheita.

Desse modo, quando o agricultor desejar ter essa plantação em sua área, antes de tudo é necessário fazer uma análise do solo para verificar a sua qualidade e também o que a terra precisa para ter um cultivo saudável e lucrativo.

Cuidados essenciais

Conforme dito anteriormente, o café é resistente as variações climáticas do país, por isso, se desenvolve bem em qualquer área. Todavia, o agricultor deve estar atento ao seu cultivo, pois é necessário alguns cuidados essenciais para que os grãos se desenvolvam adequadamente e com altíssima qualidade.

Conheça, agora, alguns procedimentos que precisam ser feitos para o sucesso desse tipo de plantação.

  1. Coleta de material para análise: Uma análise visual do solo não é suficiente para determinar seus possíveis problemas nutricionais. Para saber, exatamente o que a terra precisa para um plantio saudável é adequado fazer uma análise. Isso é necessário por meio de amostrar do solo que são encaminhadas para um laboratório de confiança do produtor.
    Essas porções de terra podem ser coletadas pelo agricultor ou pelo engenheiro agrônomo que trabalha na localidade.
  2. Análise do solo: Há dois tipos de análise do solo, a física e a química. Enquanto que a primeira irá mostrar qual é o tipo de solo, ou seja, sua quantidade de nutrientes como argila, areia e silte, a segunda vai apresentar a composição de minerais existentes naquele espaço. Esse processo é o mais importante, pois por meio dele o agricultor irá saber o que está faltando no solo para se iniciar a plantação do café.
    O procedimento, portanto, é fundamental para um excelente cultivo, pois somente assim o produtor aplicará os produtos necessários, e na quantidade certa, para o desenvolvimento do cultivo. Além disso, terá o melhor custo-benefício, economizando e evitando desperdícios.
  3. Preparo do solo: Após receber os resultados do laboratório é chegada a hora de preparar o solo com os nutrientes que faltam. Adubos, minerais e demais elementos devem ser manejados com cuidado e eficiência para render ótimos frutos.
  4. Escolha os grãos: Há uma diversidade de grãos de café para serem escolhidos, visite lugares onde haja uma amostragem dos tipos de café, converse com pessoas que já tenham esse tipo de plantação em seu terreno e veja os mais indicados para seu objetivo.
  5. Tratos essenciais: Os canteiros precisam estar úmidos, logo, irrigue uma vez por semana o solo. Tome cuidado para não deixar a terra encharcada. Fique de olho em pragas e ervas daninhas que possam aparecer no terreno.
  6. Colheita: Após todos esses procedimentos está na hora de colher os frutos. Isso só acontecerá quando os grãos atingiram um tamanho médio e a plantação estiver com 20% de sua coloração verde.