Blog

Ver Resultado

5 vantagens do reaproveitamento de água para o mundo

5 vantagens do reaproveitamento de água para o mundo

Em uma época em que se fala muito sobre sustentabilidade e, também, diante de países onde se começa a ter estiagem de água, vale colocar em prática algo bastante importante para evitar o problema de falta desse fundamental recurso, o reaproveitamento.

Todos podem contribuir para a preservação do meio ambiente, bem como aproveitar para economizar reutilizando a água que, muitas vezes, é desperdiçada no dia a dia doméstico e corporativo. A prática é simples, porém precisa ser incorporada na rotina.

Como reutilizar esse importante elemento

Há inúmeras formas de reuso da água, porém, abaixo separamos algumas dicas que qualquer pessoa pode seguir em sua casa. Conheça.

  1. A água que a máquina de lavar libera em cada ciclo do seu processo pode ser reaproveitada. Ao invés de deixar ela escorrer pelo ralo, aproveite-a colocando a mangueira do eletrodoméstico dentro de um balde, assim, ela poderá ser usada para lavar tapetes, quintal, varandas e para a limpeza da casa no geral.
  2. Outra forma, bem mais complexa, porém bastante válida, é mudar a disposição de alguns elementos da casa em prol do reaproveitamento da água. Assim, a pia do banheiro, por exemplo, pode ser interligada a caixa da descarga do vaso sanitário. Do mesmo modo, pode fazer uma cisterna no quintal. Com isso, a água da chuva poderá ser armazenada e usada para diversas funções dentro da residência.

Vantagens indispensáveis do reaproveitamento de água para o mundo

Até pouco tempo atrás, a água era um elemento em abundância no planeta. Todavia, essa situação vem mudando com o passar dos anos e, atualmente, o que vemos em alguns países e cidades é uma preocupação para preservar esse essencial recurso.

Em alguns locais algumas medidas já estão sendo feitas, efetivamente, para que a água não falte aos seres humanos. No entanto, muito mais do que ter esse cuidado é saber economizar em todas as tarefas diárias, pois somente dessa forma se pode evitar um processo de estiagem que prejudicará a todos.

Quando se tem a conscientização de que o reuso é uma atitude assertiva, as pessoas começam a ver os benefícios não só em seu dia a dia, mas na preservação do meio ambiente também. Confira algumas vantagens desse processo.

  1. Uma das grandes vantagens da água de reuso é preservar a água potável, que é usada exclusivamente para atender as necessidades do ser humano. Além disso, estão a redução do volume de esgoto descartado e a redução dos custos de água e luz.
  2. Em grandes empresas, é possível ter um local de tratamento da água utilizada em todo o prédio. Nessa estação ela é tratada e bombeada, de volta, para pontos de consumo como descargas, regas de plantas, lavagem de pisos e garagem e demais finalidades.
  3. Outra vantagem dessa utilização é de preservar os recursos hídricos do planeta e, ainda, permitir que a água potável seja destinada somente para causas mais nobres como, por exemplo, o consumo humano e animal.
  4. Sem contar que, quando se abastece desse tipo de água, instantaneamente já se observa uma economia financeira na conta desse recurso.
  5. Em uma empresa, quando se tem essa conscientização e a coloca em evidência essa prática ambientalmente correta, os produtos e a marca da companhia são amplamente valorizados pelo consumidor.