Blog

Ver Resultado

Pragas e problemas relacionados ao café de montanhas

Pragas e problemas relacionados ao café de montanhas

Todos os dias milhões de pessoas acordam e a primeira coisa que fazem é tomar um saboroso café puro ou acompanhado de leite. Todavia, independente de como ele é ingerido, essa bebida já se tornou uma tradição dos brasileiros.

Nas reuniões corporativas e familiares, bem como para celebrar pequenas confraternizações, o líquido forte e de gosto único não pode faltar.

No Brasil há inúmeras plantações de café, afinal, ele se adapta muito bem ao clima do país, por isso nas mais diferentes áreas há um cafezal sendo nutrido, esperando a época da colheita.

As regiões montanhosas são as mais escolhidas para esse tipo de cultivo, afinal, são nesses locais que saem os cafés de melhor qualidade, pois o clima fresco e, por muitas vezes, frio desses lugares fortalece a frutificação e os resultados mais satisfatórios para a plantação.

No entanto, assim como em qualquer outro tipo de lavoura, a de café sofre com problemas e pragas que precisam ser eliminadas o quanto antes, a fim de evitar o desperdício e o prejuízo nas safras. Por isso é importante conhecer as dificuldades para combatê-las.

As dificuldades da plantação

As pragas e doenças aparecem nas folhas do café que não são muito bem monitoradas. Além dos perfuradores de caule, pulgões e lagartas, há outros problemas que podem aparecer e danificar a plantação. Um dos mais preocupantes é o Ferrugem do Café, causado pelo fungo Hemileia vastatrix. Ela devastou as lavouras cafeeiras na década de 70, por isso é preciso ficar atento ao seu surgimento.

Como se isso não bastasse há, ainda, o surgimento de ervas daninhas que infestam o cultivo do café. Elas competem com a lavoura, pois precisam de espaço, água e nutrientes para se desenvolver. Sem contar que elas sombreiam as plantas jovens impedindo o seu desenvolvimento.

O uso eficaz de herbicidas pode reduzir o surgimento desse problema, porém, é necessário usar com cautela, pois do contrário pode causar graves danos ao solo e a flora. Nesse caso, a plantação de café fica comprometida e o sucesso da safra poderá ser bem abaixo do esperado.

Para evitar que esses imprevistos aconteçam na lavoura é necessário estar sempre atento a qualidade da plantação. Ao menor sinal de irregularidades precisa-se de métodos que possam eliminar o quanto antes o problema para que o mesmo não se alastre demasiadamente.

Tecnologia a favor do agricultor

A tecnologia sempre esteve a favor do ser humano, ainda mais na lavoura. Diante disso, o agricultor ganha mais um aliado no combate das pragas. Trata-se do aplicativo “Digilab Mobile”, gratuito para smartphones com sistema Android e iPhone.

O app é uma espécie de enciclopédia de bolso que auxilia o agricultor a detectar pragas na sua plantação. Ele funciona da seguinte forma: a pessoa tira uma foto da planta e depois compara a imagem com outras de uma biblioteca de mais de 200 fotos.

Assim, o diagnóstico do problema chega de forma mais rápida e, consequentemente, a solução também se torna mais ágil. O que pode salvar a colheita.

No aplicativo é possível saber o nome, o tipo, além de ter acesso a uma pequena descrição do problema que o agricultor está enfrentando.