Blog

Ver Resultado

Benefícios de se fazer a análise do solo

Benefícios de se fazer a análise do solo

Grandes fazendas e áreas de plantação precisam de cuidados adequados para a boa conservação e manutenção do solo, afinal, nesses locais serão cultivados um número variável de plantas, frutas, legumes e demais espécies de consumo para o ser humano.

Diante disso, se faz necessário monitorar a lavoura para que ela tenha não só nutrientes, mas elementos essenciais (e em quantidades corretas) para que a plantação se desenvolva de forma saudável e tenha, como consequência, um rendimento favorável para a continuidade dos negócios. Esse cuidado se deve a uma análise criteriosa do solo, pois somente dessa forma é possível saber o que ele realmente precisa.

Essa análise é necessária, também, para proporcionar o melhor custo-benefício para o agricultor, visto que, por meio desse entendimento em relação ao solo, será gasto somente a quantidade de produtos que a área estudada precisa.

De forma contrária, ou seja, sem essa preocupação de analisar o espaço a ser plantado, o produtor gastaria grandes somas em dinheiro com produtos desnecessário ou que já estivessem presentes nesse espaço.

A importância de se fazer a análise do solo

Por meio da análise do solo, o agricultor irá saber como está a sua fertilização e, assim, entenderá quais os elementos que devem ser adicionados em cada gleba da propriedade. Isso aumentará os nutrientes da terra, bem como ajudará na produtividade do terreno sem desperdícios e sem gastar desnecessariamente.

O produtor só terá ganhos com a análise do solo, já que é um investimento essencial que visa a economia evitando, assim, gastos exorbitantes na lavoura. Os resultados desse processo, bem como a adubação correta da terra, são logo percebidos. A safra seguinte ganhará em quantidade e qualidade.

Em muitos casos não é nem necessário fazer a reposição de nutrientes ou a adubação em cada plantação, porém, somente a análise do solo irá mostrar isso ao agricultor.

É preciso ficar sempre atento ao que a terra precisa, pois o excesso de adubo pode tornar o solo improdutivo por anos. Da mesma forma, o desequilíbrio de infertilidade irá causar uma instabilidade na plantação e isso pode ocasionar pragas e diversas doenças fatais ao produto.

Devido a sua importância, a análise do solo deve ser feita logo após cada colheita. O resultado pode demorar para retornar do laboratório, por isso, nesse prazo haverá tempo para planejar o próximo plantio de acordo com o diagnóstico desse processo.

Outro cuidado que o produtor deve ter antes de encaminhar as amostras é verificar a procedência do laboratório escolhido. O local deve transmitir segurança e confiabilidade ao agricultor. Prefira aqueles que estejam credenciados para esse tipo de serviço, pois somente dessa forma se tem a certeza de que estão trabalhando em prol da satisfação de seu cliente.

Muitos produtores não sabem, ao certo, a importância dessa análise do solo, por isso não entendem porque suas plantações não são fartas ou o porquê gastam tanto dinheiro em produtos, sendo que outros agricultores não passam por isso.

Esse procedimento deve ser algo presente em uma plantação, afinal, somente com ele é possível ter um negócio de sucesso e colheitas proveitosas.